Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Falta de Contribuição, Falta de Outras Coisas!

"Falta de Contribuição, Falta de Outras Coisas!" é um tema que sugere uma abordagem das consequencias que podem sofrer quem não contribui, mas a "...Falta de Outras Coisas!" que gostaria de abordar é outra; é que quando a coisa chega na contribuição já tem muita coisa, mais básica ainda, sendo desprezada.

O que é contribuir com a motivação correta? É compartilhar com outros do privilégio da gratidão ao Senhor, demonstração de dependência no Provedor, e investimento em vidas. 

A negligência na contribuição, normalmente, é a ponta do iceberg. O que pode estar embaixo desse iceberg quando falta gratidão, dependência e investimento? 

Se não consigo agradecer do jeito que Deus espera: ofertando. Se não consigo depender na provisão dEle. Se não consigo me sensibilizar com o Reino de Deus. Onde a minha espiritualidade? Como posso dizer que sou servo? 

O problema é que tudo isso abre brechas para outros pecados. Se minha vida de adoração é afetada o que é natural acontecer? Gastos desnecessários. Não apenas com coisas supérfluas, mas com coisas que não edificam. 

O próximo passo é abrir concessão para "pecadinhos" inofensivos. E então temos um "crente liberal". Vida de Igreja não é prioridade. Leitura da Bíblia quando dá. Vida de oração? Só se for a oração que nasce e morre no próprio umbigo. E então temos um clubinho legal ao invés de Igreja de Cristo que foi chamada para a suprema tarefa de proclamar o Evangelho e promover a glória de Deus. 

De onde vem o adultério e a fornicação? De onde as brigas e a fofoca? De onde a ganância e as dívidas? De onde a insensibilidade e o egoísmo? De onde o sono profundo e a vida medíocre? De onde a falta de entendimento e problemas sérios de relacionamento? De quem contribui? Só se for um hipócrita que deseja negociar com Deus. Por quê? Porque o verdadeiro contribuinte tem um caráter tratado e tratável. Ele enxerga mais do que se vê. Ele consegue chorar e estender as mãos.

Você consegue entender que o estilo de vida revela onde está o nosso coração? Você entende que a falta de contribuição implica muita coisa? Leia o livro do profeta Joel e Malaquias. Leia a história do Israel. Leia Mateus 23. Leia 2 Coríntios 8 e 9. Leia Filipenses. Leia a Bíblia e veja.

Enfim, pode acontecer de um contribuinte fiel ser uma farsa? Claro. Pode haver motivação egoísta na contribuição também. Por outro lado, seria possível ser um discípulo verdadeiro sem contribuição? Impossible!!!! A contribuição ou a falta dela é mesmo a ponta do iceberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário