Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 17 de junho de 2015

REVITALIZANDO A MISSÃO

"Qualquer igreja que não está seriamente envolvida a cumprir a Grande Comissão perdeu o direito bíblico de existir" (Oswald J. Smith)

Sete sintomas de uma Igreja que precisa ser revitalizada: 1) focalizam programas; 2) vivem voltadas para o passado (nostalgia e tradição); 3) tendem a focar em certos tipos de personalidade; 4) mentalidade de manutenção; 5) apresentam justificativas para o fracasso e se colocam como vítimas; 6) má reputação na comunidade; 7) se desviaram do Evangelho da graça.

E à parte desses, o principal sintoma é a omissão na obra missionária. Evangelizar é continuar a obra iniciada por Cristo (Jo. 20.21).

Há igrejas que sofrem da "Síndrome de Peter Pan na Terra do Nunca". Igrejas adultas que não querem crescem e assumem uma tamanho e comportamento infantis. Isso é parecido com a "Síndrome da Porta Fechada" (Jo. 20.19-21, 25).

Por causa do medo, da incredulidade e da desesperança eles não conseguiam enxergar a herança dos Evangelhos: em João o MODELO da missão (o Pai enviou o Filho, e o Filho nos envia); em Marcos a DIMENSÃO da missão (ir por todo o mundo); em Lucas a MENSAGEM da missão (o Messias que perdoa pecados e salva); e em Mateus a AUTORIDADE da missão (batizar e ensinar em Jesus). 

Quando a Igreja se abre ela é confrontada e restaurada como Pedro, e entende que: 1) O amor de Jesus é a razão e a motivação do ministério pastoral (Jo. 21.15-17); 2) O ministério é dirigido pelo Senhor (Jo. 21.18); 3) No ministério devemos seguir a Jesus (Jo. 21.19); 4) Deus tem um projeto específico para cada líder (Jo. 21.20-13).

E então? Temos assumido a herança dos Evangelhos?

(Obs.: baseado no capítulo de Arival Dias Cassimiro no Livro "Revitalização da Igreja")

Nenhum comentário:

Postar um comentário