Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 2 de abril de 2015

Há Páscoa e páscoa... Qual é a sua?

O que acha do Bacalhau, dos Ovos de Chocolate e do Coelho? Permita-me mudar a pergunta: O que acha de um churrasco, das ervas amargas, dos pães sem fermento e do Cordeiro?

PEIXE X CARNE
Hoje é “sexta-feira” santa. O costume de nos abster da carne está associado com a Crucificação... O “Código de Direito Canônico” que rege a Igreja Católica recomenda não comer nenhum tipo de carne, pois todos os animais sofrem dores e agonias por causa da morte. Não comer carne deveria ser um ato de solidariedade e também de respeito ao sofrimento de Jesus.

A MOTIVAÇÃO é interessante. O ato em si não pode ser considerado de santidade. Deixar de comer para pensarmos no SOFRIMENTO de Jesus a princípio parece ser interessante. Aliás, pensar no sofrimento de Jesus é bíblico. Nisto deveríamos pensar sempre. A CEIA DO SENHOR é oportuna (1 Co. 11:24-26): “Este é o meu corpo... Este é o meu sangue... anunciai a morte do Senhor até...”

 OVO DE CHOCOLATE X ERVAS AMARGAS
“Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.” (Êx. 12:8) - Essa era a celebração que lembrava o sofrimento da escravidão (ervas amargas) e a santidade, a vida separada (pão sem fermento).

As crianças até 11 anos estão na fase do concreto (PIAGET). O que falamos, elas precisam ver. O ovo é a mensagem mais importante da Páscoa em nossos dias. Séria distorção.

MENSAGEM BOA, MAS DISTORCIDA: O ovo traz a ideia de fertilidade por causa dos coelhos. Os cristãos antigos associaram a fertilidade com a ressurreição, por isso erroneamente alguns ensinam que Páscoa é sinônimo de Ressurreição.

COELHO X CORDEIRO
O coelho era considerado um animal imundo porque, embora ruminasse, não tinha casco fendido (Lv. 11:5).
  
Páscoa é “Pessach”, isto é, “Passagem”. A passagem do Anjo Destruidor, não do sangue. Mas, por causa do sangue o Anjo poupava da morte (Êx. 12).

“...Cristo, nosso cordeiro pascal, foi sacrificado.” (1 Co. 5.7)

O que a Páscoa tem a ver com a sua vida?

“Pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,” (Fp. 1:29).

 “Ensine a criança no caminho em que deve andar...” (Pv. 22:6 cf. Dt 6:7).

“Celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.” (1 Co. 5:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário