Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sábado, 13 de dezembro de 2014

Fórum sobre Escatologia - Diferenças básicas

Foram 27 horas de aula nesse mês de Novembro e Dezembro. Tivemos quatro excelentes professores (Naor Lima, Silas R. Nogueira, Tiago Elias e Davi Paulineti), e consequentemente três posições diferentes sobre a Segunda Vinda de Jesus e mais propriamente a Grande Tribulação.
 
O que se destacou em cada uma dessas "escolas" a respeito dos Fins dos Tempos?
 
PRÉ-MILENISMO HISTÓRICO assim chamado porque, embora seja PRÉ-MILENISTA, veio primeiro que o outro braço do Pré-milenismo, que é o Dispensacionalismo.
 
Os "Históricos" admitem o Milênio, literalmente, como Governo a ser instituído um Dia, mas rejeitam a Segunda Vinda em duas etapas (Arrebatamento e Parousia) como os Dispensacionalistas. Eles acreditam que ambos os Eventos (Arrebatamento e Parousia) é uma coisa só, num único ato. 
Qual a implicação natural dessa posição sobre a Grande Tribulação? A Igreja passará pela Grande Tribulação que ainda não está acontecendo. 

Diferentemente os DISPENSACIONALISMO secciona a História e com facilidade propõe dois momentos para a Segunda Vinda. Primeiro acontece o Arrebatamento, e somente depois das Bodas do Cordeiro e do Tribunal de Cristo é que acontece a Parousia (Jesus pisa na terra para inaugurar o Milênio).

O AMILENISMO caminha pela interpretação alegórica. O Apocalipse é simbologia. Há mensagens centrais, e os detalhes são secundários. A Grande Tribulação já aconteceu nos anos 70. Hoje as desordens naturais já fazem parte da abertura dos Selos de Destruição. A Grande Tribulação se intensificará, nos últimos dias.
 
(Obs.: Essas são as diferenças básicas. Maiores detalhes de discordância: veja o Fórum de Escatologia II.) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário