Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Protestar? O dia 31 de Outubro se dissolveu...

É constrangedor um casal se agarrando em sua frente, e especialmente quando você está com seus filhos? Claro. Qualquer casal. Mas, um dia preferi me afastar dessa cena porque se pedisse um pouco de pudor seria acusado de homofóbico e sofreria agressões por isso.

Por que é tão difícil ser protestante? Aliás, alguém está preocupado em sê-lo? É mais suave sermos "evangélicos". Onde o espírito dos reformadores?

Se alguém alguém deseja falar a verdade, se posicionar, precisar saber que fará inimigos. Por que hoje os inimigos podem ser feitos tão facilmente?

Ontem, domingo de entrevistas da Band, quem estava lá era o filósofo Luiz Felipe Pondé. Ele fez uma afirmação, constatação, que poderia lhe render acusações de xenofobia: "O PT exerce poder nos rincões do nordeste do Brasil a semelhança do coronelismo antigo por causa da vulnerabilidade dessa região".

E o menor infrator? Ele não é criminoso e por isso não comete crimes, ainda que seja assassinato. E os Direitos Humanos? Ele se levanta contra o criminoso em detrimento do policial. Também defende - sempre - a criança em diminuição do magistério. 

Também nada podemos falar contra os exageros do Bolsa Família. Ainda que tenham algumas vantagens e gente que merece. Também nada podemos falar contra o vagabundo que roubou meu dinheiro e me meteu numa dívida, enquanto a sua família está amparada financeiramente por esse ato de "bravura" contra o cidadão de bem. 

O que acontece se nos posicionarmos? Estamos sendo preconceituosos. Nunca podemos denunciar a fraqueza de um povo, de uma raça, de certos movimentos etc.

Brasil, meu Brasil querido, que enobrece a mediocridade e chama de preconceito toda voz que pense diferente dos moldes da libertinagem.

Gente precisamos amadurecer. Quando alguém denuncia a vulnerabilidade de uma região não está deixando de considerar as suas virtudes, e se alguém denuncia os exageros das reivindicações de determinados grupos não está por isso sendo contra o ser humano que decidiu por estilo de vida diferente.

Please, parem de se esconder atrás desse "maquiavelismo barato" que acusa todo mundo de preconceituoso.

Foi dia 31 de Outubro de 1517, o dia da Reforma Protestante, mas o seu espírito atravessou os séculos e ainda está vivo no bom senso e coragem de alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário