Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pregadores forjados no Google?

Eu sou de um tempo em que não havia acesso a internet. Eu escrevia a mão os meus meus esboços. Meus trabalhos de Seminário eram datilografados.
 
Do que tenho saudade? O que era tão bom nessa época?
 
Eu sentava para estudar, pesquisar, sem pressa. Sem a tirania da ansiedade de que tudo tem que funcionar tão rapidamente.
 
Hoje1 aqui estou a teclar. Ainda mais para quem fez o curso de datilografia, tudo se torna ainda mais rápido. A propósito não vejo a hora de terminar isso logo e enviar pra todo  mundo. Misericórdia! "Misericórdia!" não pelo acesso a todos, mas pelo "acesso de pressa".
 
Aquela velha e ultrapassada maneira de viver gerou em mim a necessidade de preparar mensagens assim: 1) Oração até ter convicção de o Senhor me deu o texto bíblico da mensagem; 2) Discernimento da Palavra que o Senhor da Igreja deseja falar a ela; 3) Leitura e compreensão sem acessar qualquer outra opinião; 4) Busca de outros comentários, e de preferência aqueles que se reportam aos textos originais e contextos históricos; 5) Aplicabilidade na minha vida, e depois pra Igreja.
 
Quanto tempo pode levar esse processo?
 
Alguns pregadores estão buscando no Google a sua "unção particular", e de preferência numa internet rápida. E se ela estiver lenta, aí entra a oração. Não a oração intercessória pelo povo, mas que ele não perca mais tempo de espera.
 
E as mensagens prontas?
 
Por que orar? Por que discernir? Por que estudar? Já não está tudo pronto?
 
E quanto a leitura? Culturalmente já temos dificuldade com isso. E agora com o Facebook, WhatsApp...? Quanto tempo fica para a leitura, o estudo e a meditação?
 
Resultado?
 
Pregadores soberbos porque pensam que estão caminhando bem só porque mostra uns slides e povo gosta.
 
Pregadores rasos porque suas raízes não alcançam as águas profundas.
 
Pregadores tolos porque pensam que o Senhor da Igreja se satisfaz com a falta de joelho no chão (demoradamente) e coração prostrado na Palavra (demoradamente).
 
Onde você se encontra hoje? Consegue fazer uso da tecnologia sem comprometer a dependência (trabalhosa) do Senhor?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário