Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 9 de setembro de 2014

Coração perturbado

Você já viu um coração que não confia, perturbado, questionador, revoltoso, quebrado, desconfiado, convicto de abandono...?

Eu já o vi e já provei dele. Eu já provei dele e só eu passar por alguns percalços que ele intenta me invadir novamente.

O que me fez lembrar desse coração foi o Salmo 77. Os filhos de Asafe começam afirmando uma busca ao Senhor: "Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute". 

Misturado ao clamor o coração abre espaço para as lembranças, com isso as comparações, envolvidas em ansiedade: "Fico a pensar nos dias que se foram, nos anos há muitos passados; de noite recordo as minhas canções. O meu coração medita e o meu espírito pergunta:" (77:5-6)

Onde caíram? Num mar de questionamentos e não só de desconfiança, mas da confiança na falta de confiança: "Irá o Senhor rejeitar-nos para sempre? Jamais tornará a mostrar-nos o seu favor? Desapareceu para sempre o seu amor? Acabou-se a sua promessa? Esqueceu-se Deus de ser misericordioso? Em sua ira refreou sua compaixão? Então pensei: A razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais." (77:7-10)

Você já provou desse veneno? Como ser curado desse mal da falta de confiança?

Re-colocando o coração no lugar, de onde não deveria ter saído. E qual é o caminho?

Focar os feitos do Senhor. Aqueles mesmo que você já provou: "Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as suas obras e considerarei todos os teus feitos." (77:11-12)

Focar o próprio Senhor, o seu caráter: "Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que realiza milagres; mostras o teu poder entre os povos." (77:13-14)

Focar a criação: "As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram... No redemoinho, estrondou o teu trovão, os teus relâmpagos iluminaram o mundo; a terra tremeu e sacudiu-se." (77:16, 18)

Focar as marcas não-visíveis do Senhor: "A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas." (77:19). Não é fácil crer naquilo que você não vê, mas esse é o ato de fé que agrada a Deus. É a percepção da fé.

Focar o cuidado do Senhor como o seu povo: "Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão." (77:20) 

Onde você está pondo os seus olhos? O que você está focando? Cuide do seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário