Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Trindade: como entendê-la?

O termo Trindade não aparece na Bíblia. O primeiro a usá-lo foi Tertuliano (séc. II), e no século seguinte Atanásio de Alexandria desenvolve a ideia em seu Credo. Mais tarde Constantino a impõe como crença. Talvez por isso tanta polêmica.

A Trindade não é para ser imposta. Nem compreendida? Compreendê-la é a motivação daqueles que estudam Teologia, mas a Trindade não existe para elucubração filosófica, e sim para relacionamento.

Quando o espírito é de relacionamento vamos aprender sobre harmonia, respeito mútuo, autoridade funcional, submissão alegre, serviço conjunto... E assim vamos assimilando valores e virtudes que nela vemos.

Mas, para melhor desfrutarmos da Trindade seria interessante considerar:

O nome de Deus aparece no plural: "No princípio Deus criou os céus e a terra." (Gn. 1.1) - Deus aqui é "Elohim", o nome de Deus no plural. Aparece na Criação: "Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (Gn. 1.26) Veja a Torre de Babel: "Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros". (Gn. 11.7)

Jesus, o Filho, é apresentado como o próprio Deus: "Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1 Jo. 5.20) Que tal verificar ainda sobre o Verbo que estava com Deus e era o próprio, e que se tornou carne? (Jo. 1.1-2, 14)

O Espírito, não uma força ou energia apenas, ele é o próprio Deus: "...Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de mentir ao Espírito Santo... Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". (At. 5.3-4) 

A Trindade aparece no batismo: "Portanto, façam discípulos de todas as nações batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mt. 28.19)


A Trindade é como as moléculas da água, H20, é essencialmente a mesma, mas se manifesta em estado sólido, líquido e gasoso. Deus também é essencialmente Deus, mas se manifesta como Pai, Filho e Espírito Santo.

Está tudo esclarecido? Espero que não.

Se ficou tudo muito claro e confortável poderíamos ficar preocupados, pois como afirmou Agostinho de Hipona: “se o entendes, então não é Deus... tente entendê-la e perderá a cabeça. Tente negá-la e perderá sua alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário