Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Família: ideal de Deus?

Por que a família seria um ideal de Deus? Ideal em que sentido? Ideal pra quê? A base da nossa reflexão precisa responder outra questão em primeiro lugar: "Quem criou a família?" 

A família foi ideia de Deus. Ele a criou. Dá pra imaginar um Criador sem conhecer bem a coisa criada? Ele a criou, por isso, entende as suas limitações e sabe como deve "funcionar".

Quais as implicações da família ser criada por Deus, dEle saber como ela funciona?

Deus criou a família e a presenteou com um Manual. Tudo o que a família precisa saber pra caminhar bem está na Bíblia. Fora de seus princípios a família cai numa derrocada altamente nociva. O que a Bíblia ensina para o marido e a esposa? O que ensina sobre os filhos? E sobre as finanças e a vida em si? 

Outra seria implicação da família como ideal de Deus é o propósito porque ela existe. Por que a família existe? 

Deus tem como propósito espalhar a raça humana somente através da família. Orfanato existe porque a família não é eficaz. Até a Igreja ao assumir um papel familiar importante, não pode fazê-la em substituição dela, mas como sua extensão.

A família também assume como propósito divino desfrutar e espelhar a harmonia que existe na Trindade e o amor do Pai em Cristo pela Igreja. A família é o lugar ideal para a manifestação de uma hierarquia funcional no modelo de Jesus onde o maior serve o menor, e onde todos aprendem o mesmo.

Curiosamente Deus criou a família como aquele lugar de passagem, lugar de treinamento, lugar de aprendizagem, lugar de ante-sala. Os filhos estão conosco para que aprendam como viver a vida sem a gente.

Quem não entende assim cairá nos extremos da super-proteção ou da libertinagem. Pais que não entendem essa breve oportunidade vão lamentar lá na frente quando tiver filhos crescidos, mas adultos medrosos ou meramente aventureiros irresponsáveis.

Portanto, a família é o ideal de Deus porque é um lugar de treinamento e missão ao mesmo tempo. E nos abraços e afagos, na disciplina e na renúncia, que faremos dela um lar doce lar, onde a paz de Deus habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário