Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 20 de maio de 2014

Ei ovelha! Você entende a função pastoral?

As ovelhas produziam lã para as vestes e gordura para a alimentação. Elas próprias poderiam ser usadas para o pagamento de tributos. Mas, o papel do pastor era cuidar delas, protegê-las. 

Comer da gordura das ovelhas e se vestir da sua lã estava relacionado ao princípio do sustento e não do lucro, da sobrevivência e não do enriquecimento do pastor, da provisão e não do mercadejar, pois "O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita". (2 Tm. 2.6) A sustento é o fruto, não o alvo.

O que faz parte do cuidado pastoral? Essas coisas que o Sumo-pastor pontua negativamente: "...um pastor que não se preocupará com as ovelhas perdidas, nem procurará a que está solta, nem curará as machucadas, nem alimentará as sadias, mas comerá a carne das ovelhas mais gordas, arrancando as suas patas. Ai do pastor imprestável, que abandona o rebanho!..." (Zc. 11.16-17)

Como poderíamos aplicar essa realidade às ovelhas da Igreja hoje?

"...se preocupará com as ovelhas perdidas..." - evangelização? Se a perspectiva for as ovelhas que fazem parte do rebanho, mas ainda não foram encontradas, sim. Mas, também podemos entender aquelas que se perderam na caminhada, e aqui podem entrar as visitas, comunicação eletrônica, telefonema, enfim, contato com aquelas que  se afastaram.

"...procurará a que está solta..." - cajado que acolhe? Seria aquela ovelha independente? Aquela que está e não está? Ela precisa ser admoestada, precisa ser trazida para mais perto. Caberia aqui um desafio mais específico.

"...curará as machucadas..." - aconselhamento. Uma sala adequada ao ato de ouvir ajuda muito.

"...alimentará as sadias...." - discipulado. Tempo de Bíblia aberta. Ensino forte.

Veja que o labor pastoral é múltiplo. Não podemos criticar um pastor dentro de uma visão limitada de quem não visita alguém a tanto tempo, de quem não abriu o gabinete pastoral em determinado horário, de quem passa mais tempo com alguns "privilegiados", e de quem ainda não pregou sobre aquela questão.

Curiosamente nenhum dessas ações são públicas necessariamente. Elas acontecem todos os dias e ninguém as vê, talvez por isso, os pastores são julgados pelo Senhor (1 Co. 4.4-5, 1 Pe. 5.4). O trabalho do pastor é solitário; não da ibope.

Ao mesmo tempo todas essas ações acontecem quando a Palavra é ministrada publicamente. Então os pastores não precisam desses esforços nos bastidores? Sim. Por outro lado, quando uma Palavra é bem preparada ela é capaz de cumprir bem os deveres pastorais. Sendo assim, o pastor precisa assumir o ensino público - ainda que tenha colaboradores.

Essa Palavra não é para os pastores porque pressuponho que já estamos engajados nessa consciência, mas seria um pedido de oração e compreensão do papel pastoral a todas as ovelhas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário