Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 7 de março de 2014

Deus é feliz?

As emoções de Deus são neutras? Ou Ele só sente quando a gente peca ou acerta? 

É comum associarmos a felicidade de Deus ao nosso comportamento. É como se a felicidade de Deus dependesse de nós.  

Não vejo assim porque não é assim que a Bíblia ensina. Deus é feliz independentemente da nossa felicidade. Ele fica triste sim, mas não frustrado.

Gostei daquilo que li em "Deus é o Evangelho" de John Piper. Ele fala sobre a felicidade de Deus e deixa claro que não há Evangelho sem um Deus feliz, e Deus não seria feliz não fosse o Evangelho: "...o Evangelho do Deus bendito." (1 Tm. 1.11). "Bendito" do grego "makários". Essa mesma palavra aparece no "ensino do monte" como "Bem-aventurados". Só é encontrada mais uma vez se referindo a Deus (1 Tm. 6.15). E quando se referindo ao homem se trata da felicidade do perdão (Rm. 4.7) de uma consciência pura (Rm. 14.22).

Deus é "makários", "bem-aventurado" que também significa "mais que feliz", "bem-sucedido" independentemente de nós e da nossa felicidade.

Quem é feliz se parece com Deus. Quem se entristece sem perder o foco se parece com Deus. Sobretudo quem se deleita no Evangelho se parece com Deus. Quem se parece com Deus é feliz mesmo em meio as circunstâncias.

O que pode elucidar a felicidade de Deus? Os seus planos não-frustrados. A sua soberania. A sua criatividade na variedade da criação em suas infinitas formas e cores. A diversidade cultural. A inteligência dos seres criados. O Evangelho da Salvação. A Igreja falha, mas redimida.

Que interessante! Deus é mesmo muito feliz e sorri satisfeito de tudo o que faz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário