Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Israel é o "xodó" de Deus?

Jesus veio para Israel, porém eles o rejeitaram, e então os gentios tiveram a sua vez (Jo. 1.12). Jesus envia os discípulos às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt.10.5). O Evangelho foi dado primeiro aos judeus (Rm. 1.16). A Grande Comissão, os 70, e Paulo foram enviados primeiramente a Israel. Por quê?

A mulher siro-fenícia prova da graça que se estende aos gentios (Mt. 15.21-28). Por quê?

Aliás, em toda a História existe uma extensão da graça alcançando os gentios. A exemplo: a rainha de Sabá com o imprudente Salomão, a conversão nacional dos ninivitas com a pregação do xenófobo Jonas.

Por que esse "xodó"? (Perguntou Renan Calegari. O "causador" dessa polêmica.)

Porque Deus "precisava" de um "pai da fé" entre os mortais. Aquele de quem viria a bênção de crer. Foi Abraão. A ele foi prometido uma descendência numerosa que alcançaria gentios inclusive (Gl. 3.6-9).

Ora é natural pensarmos numa linguagem a partir daí: Isaque e Jacó. Jacó se tornou Israel - pai da nação que nasce no Egito e morre no deserto, mas fica ainda um remanescente que entra na Terra Prometida, Canaã - mais tarde a cidade do grande rei.

Dessa linhagem veio Jesus, da linhagem do rei Davi. Israel como povo escolhido tem implicação de origem histórica e genealógica. Bem como Jesus se tornará o grande Rei a partir de Davi.

Como nós entramos na história? Aí tem uma implicação, não necessariamente histórica, mas eterna. Os gentios, a Igreja, também povo escolhido - mas antes da fundação do mundo. 

A escolha de Israel e a sua rejeição é histórica. A escolha dos gentios acontece na história, mas é supra-história porque foi antes de todas as coisas acontecerem.

Hoje Israel só tem os privilégios secundários da graça e da eleição (Rm. 9.4-5). Para serem salvos precisam crer também (Rm. 9.6-8).

Os gentios então foram salvos só porque Israel rejeitou? De maneira alguma. Eles são salvos somente porque creem? De maneira nenhuma.

Antes da história os gentios já faziam parte do "plano eterno da redenção" (Ef. 1.3-6). A graça então é superabundante na salvação dos gentios. Muito maior! Porque eles foram escolhidos antes que historicamente Israel o fosse.

E outra! Re-lembrando: Israel precisa crer. Então isso significa que a escolha dos salvos judeus passa pelo viés da Igreja. Sim. Hoje não há salvação para que não faz parte da Igreja Invisível.

Tanto Israel como os gentios estão fundidos na Igreja como um só homem (Ef. 2.15). Então o "plano eterno da redenção" não distingue Israel de Igreja. Jesus desfez a parede de separação entre judeus e gentios (Ef. 2.14-18). Ambos foram eleitos por Deus, Israel e Igreja (1 Pe. 2.9-10). Em Cristo somos todos iguais:

"Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são uma descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa." (Gl. 3.26-29)

Assim podemos entender que os gentios não tiveram vez só porque Israel rejeitou. Israel não foi escolhido aleatoriamente ou porque fosse melhor. A escolha de Israel é uma questão historicamente genealógica. Israel desfruta da eleição eterna quando crê assim como os gentios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário