Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Pobre Incomoda?

Quem se preocupa com os pobres? Aliás deveríamos nos preocupar com os pobres ou com a nossa pobreza de espírito de servo?

Qual a realidade que mais assusta? A pobreza do miseráveis ou a nossa miséria de socorro? A mão pedinte ou os nossos braços cruzados?

O mundo tem falado bastante sobre a pobreza. Muitas são as mensagens com fotos impactantes. Muitas também são as críticas aos ricos que "jogam" o seu dinheiro fora.

O que temos feito com o pouco que temos?

Fotos no facebook não resolvem o problema da fome. Bonito não é mostrar. Fazer o que eu estou fazendo - escrevendo - não garante prato a ninguém.

Nossas estruturas eclesiásticas e familiares são extremamente egoístas. Qual o espaço que o pobre, mas pobre mesmo, tem em minha casa?

E quando alguém deseja ajudar? Somente a distância. É como se pobre fosse leproso. É como se fosse sinônimo de sujeira, fedor e burrice.

Não queremos comprometimento. Dar uns trocados, quem sabe uma cesta básica e até um projeto como mantenedor. Mas, abraçar o pobre...

Queremos combater a pobreza porque não queremos o pobre nos incomodando. Jesus agiu assim?

Reflexão baseada num artigo de Bráulia Ribeiro, na revista Ultimado (346) e num Globo Repórter de Dezembro 2013 sobre gente que faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário