Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Feliz Hanukkah!

Ontem eu tive o privilégio de participar de uma réplica de "Hanukkah", a "Festa das Luzes".

Embora o contexto tem mais a ver com Macabeus, as Escrituras mencionam que Jesus foi a uma desta Festa (João 10.22-24). 

E embora o contexto também tem a ver com judeus, vi que a Celebração que participei, trazia ensinos bíblicos, relevantes para a Igreja. 

"Tudo quanto foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança." (Rm. 15.14) 

O que "outrora fora escrito" não diz respeito a Macabeus, mas a visita de Jesus à Festa. Foi a Luz do mundo, visitando a Festa das Luzes.

Achei muito interessante o Pr. André Garrupt usar o Evangelho de João (10.22-24) que fala sobre essa festa, que também é a chamada de Festa da Dedicação.

"Hanukkah" comemora a reinauguração do Templo de Jerusalém, por ocasião da Revolta dos Macabeus, contra os Selêucidas, no II Século a. C.  

É uma Festa que aconteceu no mês de Dezembro (do nosso calendário, é claro), cuja proposta é de re-dedicação, re-consagração. E bem aplicou o pastor às nossas vidas como Templo do Espírito Santo.

Não podemos dizer que a Festa das Luzes é o nosso Natal. Mas, curiosamente, a Festa das Luzes acontece também em Dezembro. Já o nascimento de Jesus não poderia ter acontecido em pleno inverno, pois os pastores estavam no campo, o que não acontece neste período.

Mas, por causa do "solstício" de inverno, cujo fenômeno astrológico deixa as noites mais longas, diferente do "solstício" de verão, o Imperador Romano relacionou-o com Jesus, o sol que nasce imponente. E daí, associam as Luzes com o Nascimento.

Num primeiro momento, a Bíblia não recomenda celebrarmos o Natal, nem acendermos luzes natalinas.

Também não posso dizer que as luzes em si mesmas são pecaminosas. As luzes são só bonitas. O que está errado é achar que Natal significa só estas luzes externas, junto com presentes e comilança. 

A Bíblia não comemora aniversário de ninguém. O que ela ordena é a celebração da morte de Jesus até que ele venha (1 Co. 11.26).

Se alguém quiser fazer uma Celebração de Natal, deve cuidar da centralidade do Evangelho, a morte de Cristo. 

Agora ficar falando sobre um "deus-menino" que não cresceu, e ainda está numa manjedoura é idolatria; assim como, definir Natal como sinônimos de luzes externas, e não como a Luz mais interna.

Aos judeus um Feliz "Hanukkah". E para a Igreja uma feliz "Re-Dedicação" ao Senhor Jesus. E para aqueles que celebram ao Natal, não se esqueçam da Ceia, a Ceia do Senhor.

Follow @vacilius.lima

Um comentário:

  1. tá complicado essas questões, parece que cada um tá aplicando sua opinião sobre o assunto, eu concordo mais com essa do "hanukkah" do que com as outras

    ResponderExcluir