Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 22 de dezembro de 2013

Ei, Você Que Ajuda a Cuidar!

Os pastores não prestarão contas dos ministérios que Deus concedeu aos outros. Cada qual é responsável por seu próprio ministério. Eles já têm do que prestar contas. O cuidado que lhes toca pelas ovelhas.

E mesmo no cuidado das ovelhas há uma distribuição de cargas. O anjo da Igreja (o pastor "principal") recebe direções claras de Jesus, mas o cuidado pastoral é exercido por uma equipe.

Veja 1 Pedro 5.1-4

1 Pe. 5.1 - Quem pastoreia o rebanho de Deus aqui é uma equipe. Uma equipe de “presbiterous” = “supervisores”. Há uma equipe responsável em cuidar assim... Existe um padrão:

1 Pe 5.2a - Cuidar do rebanho colocado aos seus cuidados. “Cuidar” ou “pastorear” aqui é “poimanate” que vem de “poimênica” cujo sentido é “cuidado do coração, da alma, colocar azeite, na ferida, usar a vara que guia e o cajado que não só disciplina, mas acolhe”. E a expressão “está sob os seus cuidados” é “episkopontes” que significa “olhar de cima, enxergar os perigos ao redor e a frente da caminhada”.

1 Pe. 5.2b - Cuidar de livre vontade, porque gosta, porque quer, porque tem alegria, porque se voluntariou.

1 Pe. 5.2c - Cuidar sem motivação egoísta. Não porque vai ganhar alguma coisa. Não por prestígio, status quo, privilégios. O ministério não pode ser negociado. Ele não é uma mercadoria a ser trocada em benefício próprio. Existe mesmo a recompensa, mas não a buscamos.

1 Pe. 5.3 - Cuidar com autoridade moral. Ter como maior fala e manifestação do Evangelho de Deus e dos princípios bíblicos a própria vida. É não ter nada do que ser acusado. É ter uma vida que não contradiz a sã doutrina. É ter uma vida que celebra a Palavra.É demonstrar com a vida o que está Escrito.

1 Pe. 5.4 - Cuidar de olhos na recompensa porvir. Não seria a primeira motivação, mas sim esperança. A maior esperança não deveria ser o que vai ganhar, mas DE QUEM VAI GANHAR a “coroa que não murcha”, das mãos de quem vamos receber é mais importante que o que vamos receber.

O prêmio não é como os “louros olímpicos” da época. Não se trata de recompensa que murcha nessa terra.

1 Pe. 5.5b - A ESPINHA DORSAL É A HUMILDADE: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt. 11.29)

A HUMILDADE LEVA PASTOR A SERVIR E A OVELHA A PERMITIR SER CUIDADA.

VC ANDA MUITO ATRIBULADO COMO “PASTOR” OU OVELHA? Você precisa encontrar descanso pra alma na humilde de Cristo. 

E A HUMILDADE DE CRISTO O LEVARÁ A PASTOREAR E SER PASTOREADO POR CAMPOS VERDEJANTES, ÁGUAS TRANQUILAS E VEREDAS RETAS.

(Obs.: Mensagem compartilhada no OBPC de Calmon Viana aos 15.12.13)

Instagram: @vacilius.lima

Um comentário:

  1. parece que o homocentrismo e o egocentrismo tem engessado o homem a ponto de não aceitar o fato de ser submisso e aceitar o cuidado ser Pastoreado , e os que Pastoream sem generalizar parece que tem desejado atender mais seus desejos do que a vontade de Deus dessa forma o homem senão voltar para para o teocentrismo o evangelho no centro onde iremos parar ? ( Solascriptura , Sola gratia de Dios,Sola Fide ,Soli deo Glorie ,Solus cristus )

    ResponderExcluir