Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Qual Foi o Principal Pecado de Sodoma?

Conhecemos a narrativa do Gênesis (19) sobre a imoralidade de Sodoma e Gomorra. Sabemos que eles praticavam atos abomináveis sexualmente, por outro lado, não foi essa a causa-primeira do juízo de Deus.

Vale pra Sodoma e Gomorra a seguinte interpretação da imoralidade sexual: os homens que desprezam a Deus e se prostram frente a outros deuses, e com isso negam a sua justiça, são entregues a desejos desenfreados (Rm. 1.18-32). A imoralidade aqui não é a causa, mas a própria consequência.

O mesmo vale pra Sodoma e Gomorra. Eles eram imorais porque primeiramente eram idólatras e negavam o direito do pobre.

O juízo por causa da idolatria de Babilônia tem como exemplo de destruição o juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra (Jr. 50.38-40).

E a negação do direito do pobre? Essa é a causa número 1 do juízo de Deus sobre Sodoma e Gomorra: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã, ela e suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas. Ora, foi esta a maldade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas, mas nunca amparou o pobre e o necessitado.” (Ezequiel 16.48-49)

A insensibilidade para com o pobre foi a primeira questão do juízo de Deus sobre Sodoma.

"Sodomitas" são aqueles que tem fartura de pão e não estendem as mãos aos necessitados. Afinal, qual é a verdadeira religião? Não é visitar os órfãos e socorrer as viúvas em suas necessidades, e não só se separar do pecado (Tg. 1.27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário