Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 1 de outubro de 2013

OS TERENAS E VOCÊ: A Questão da Terra e do Chamado!

Estou entre os índios Terenas. Eles – os indígenas no geral – olham pra terra com uma visão muito diferente da nossa. A terra pra eles não é um “produto comercializável”.


A terra pra eles sempre será “a Terra” porque nela está a história do povo. A história é o maior legado, e ela não se encontra nos livros, nem nos contos, primeiramente.

A história está escrita na terra, a vida está nela, por isso, “voltar ao pó” é um encontro, não uma tragédia.

Estou debaixo de uma mangueira bem grande e alta e acabou de cair uma manga bem lá de cima. Foi uma pancada. Caiu mais uma agora. Acho que vou tirar meu “not” daqui. Olhei pra um Terena e disse: “Olha o perigo!” Ele respondeu: “Olha o lanche!” Essa brincadeira reforça outra diferença: a terra pra eles não é uma ameaça, é providência.

Claro que estou tecendo impressões. Não é uma tese. E outra forte consideração é o que preguei na primeira noite de Congresso: “Sai da sua terra... E vai para a terra que mostrarei (Gn. 12.1)”. Trocar o que conhecia pelo que não conhecia... o que ele sabia pelo que Deus sabia...

Eles não ouviram naquele momento o que um “homem branco” ouviria. A cosmovisão deles não permitiria olhar como uma mera mudança. Eles podem trocar e negociar tudo, mas a terra é o chão da vida, ali.

O maior problema pra nós é assumir o desconhecido, pra eles é deixar o conhecido.

Agora, somente agora, eu comecei a entender a “retomada” próximo a Aldeia de Água Azul. Aí eu entendi o Cacique Alberto, um pastor que luta não pela invasão, nem por assentamento, mas pela retomada da terra – onde marcos antigos testemunham a favor deles.

Só agora entendi que o chamado de sair da terra é muito mais sério pra eles, que estão indo depois de mais de cem anos de evangelização entre os Terenas, como missionários para outras etnias, e a Funai não pode impedí-los. Aleluia!

“Sai da sua terra!” se o chamado é de Deus, mesmo que a terra pra você seja um terreno a ser vendido.

Um comentário:

  1. Terra, mãe terra para nós! Ao contrário do que tentam fazer-nos acreditar de que não podemos dar importância a essa terra e sim aquela celeste, amamos essa terra, território, que é a nossa casa, nosso lar que por diversas vezes foi e continua sendo violado. Amamos essa terra que pisamos sem deixar de ansiar pela terra celeste. Ituko'oviti (Deus) nos deu essa terra, podemos sair, estudar, conhecer outro mundo, alegrarmos em outro território com diversas etnias, mas é sempre gostoso retornar ao lar e mais eloketi, eloketi (feliz) ainda, depois de partilhar do Grande Amor revelado a nós com outros povos!

    ResponderExcluir