Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ministério Comparado a Circo? Ha, ha, ha...

Nesses últimos meses tive vários compromissos fora, mais perto, mais longe e bem mais longe. Foram muitos dias fora da igreja local. E nessas idas e vindas alguns brincaram: "O pastor está parecendo Circo".

Essa brincadeira me fez pensar se há alguma possível relação comparativa entre o ministério pastoral e um circo.

O que acontece num circo? Antes de tudo, o circo somente sobrevive porque todos os circenses renunciam a sua vida particular autônoma cuja decisão implica morar dentro do circo e acompanhá-lo para onde for.

Nesse quesito o ministério requer alta-renúncia. Inclusive as malas precisam estar prontas porque onde Deus mandar, irei.

Existe família circense? Sim. O circo permite que haja família. Casal e filhos podem se constituir no ambiente do circo, de forma que toda família esteja engajada.

Aí também me vejo. A nossa vida em casa está completamente voltada para a vida de Igreja e para o ministério. Pensar e decidir a respeito até do futuro profissional dos filhos passam pela questão ministerial, bem como falar sobre o futuro ministerial passa pelo assunto do futuro da família.

Uma família circense vive de acordo com a realidade da fama que aquele circo alcançou. Também vejo que a realidade da família do pastor não pode distoar da média em que vive o povo a quem pastoreia.

O circo não pára definitivamente. Ele pára por um tempo. Assim defino o meu chamado particularmente. Estou por um tempo e de repente é hora do "show" acontecer num outro canto do mundo - ainda que por alguns dias apenas.

Pensando bem... Não posso admitir brincadeiras desrespeitosas para com o ministério, mas não é que ele se parece mesmo com um circo. Ha, ha, ha.

Ei, espere aí! Eu já ia terminando, mas o ministério pastoral pode se parecer a um circo num sentido pejorativo. Aí não dá pra fazer piada.

O símbolo do circo é um palhaço e o símbolo da Igreja é o pastor. O que eles tem em comum? Nada, nada, nada. Mas, não existem "pastores-palhaços"? Infelizmente. Pastores cuja vida e ministério são uma verdadeira comédia.

Comédia porque falam de renúncia e investimento no Reino e acham que ninguém vai perceber que o reino a que se referem é o reino da vida particular deles e que a renúncia é só do povo.

Comédia porque acham que o povo todo continuará sempre ignorante e que nunca se cansará daquela "mesmice desnatada" e nunca sentirão falta de um alimento mais sólido.

Comédia porque fazem do Culto um grande espetáculo ao "admirável-público" e não um espaço de adoração ao Deus vivo.

Enfim existem sim os "pastores-palhaços" que precisariam compreender que até os verdadeiros palhaços trabalham duro, como servos, na vida do circo e não apenas andam de cara-pintada.

Se alguém ainda tem alguma dúvida é só olhar bem no meu rosto, no dia-a-dia.


3 comentários:

  1. Pastor que reflexão maravilhosa!
    Dito de um prefácio, numa editora renomada! Mas de coração te amamos, sabemos que o seu chamado é para o REINO, e hoje somos do reino, onde provisoriamente somos o "seu reino a pastorear" (IECF) - Sabemos que o Senhor tem te honrado, muitos anos o privilégio em te ouvir foi todo nosso...(risos), mas precisamos entender os propósitos de Deus. Quanto ao "circo", jamais imagine desrespeito! Seu ministério é itinerante, usado pelo Senhor, e sabemos que em muitas viajem é semeado a Palavra em meio há muitas lágrimas, é "deixar de ter pra ganhar". Louvamos a Deus pelo privilégio de te-lo conosco, e que o senhor continue levando a "Alegria" (Boas Novas) a quem o Senhor nosso Deus direcionar. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Essa é a visão! Obrigado por essas palavras.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta reflexão Pr. Vacilius que Deus te use onde Ele bem entender... louvo a Deus pelo seu Ministério ...

    ResponderExcluir