Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Grandes Líderes Terminam Sozinhos!

Grandes líderes terminam sozinhos? Que absurdo! Por que alguém poderia pensar assim? 

Talvez porque o maior de todos, Jesus, terminou praticamente sozinho. E o segundo depois dele, Paulo, quase sozinho. Nesses dois casos havia alguém para consolar. Naquela situação de Cruz João e Maria, e nessa situação também de martírio somente Lucas, e talvez João Marcos.

Claro que não posso induzir a partir desses dois casos. Poderia citar alguns outros pastores que conheci, mas ainda assim não seria pesquisa suficiente. Então porque estou dizendo que grandes líderes terminam sozinhos?

Porque gosto de pensar que é necessário que terminem sozinhos por duas razões semelhantes: 1) solitude; 2) solidão.

Jesus, Paulo e outros que conheci terminaram quase sozinhos porque lhes estava reservado um tempo de memórias e re-memórias confortantes, e oportunidade de focar o que naquele momento seria o interesse maior e único: aspirar a glória prometida. Isso é solitude! É tempo bom que não é solidão.

E Hitler? Quais foram as suas memórias finais? Não poderia se deleitar nem na vida nem na pós-vida. Então seus últimos instantes foram de solidão, obviamente. Assim também foi o caso de Getúlio e quase foi o caso de Collor ao pegar a arma na casa da Dinda e tremer de angústia pra se matar.

O que você está semeando para suas memórias de despedida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário