Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Viúva de Marido Vivo?

Penso ser triste ter um homem e não tê-lo ao mesmo tempo.

Não estou a me referir a algum homem incapacitado por circunstâncias de saúde. Esses precisam de cuidado e por mais que a luta de suas esposas seja intensa e difícil, há o consolo de que se houvesse saúde as coisas poderiam ser diferentes.


Pior ainda é quando há saúde, mas o marido é insensível. Não nota e não fala das coisas e das virtudes da esposa. Está presente de corpo, mas não toma atitude na educação dos filhos. É negligente. Deixa tudo para ela. E para piorar tem a perspectiva de ser servido, mais que servir.


As coisas podem agravar-se se for um homem de atitude apenas na cama. Nesse caso a "viúva" sente-se ainda mais ferida. Por quê? Porque o vê  como alguém que não deseja partilhar e celebrar o amor de verdade.


Mulheres viúvas de maridos vivos costumam ter uma esperança e um consolo. 


O consolo é que ouvem: "Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é o seu Redentor..." (Is. 54.5). 


E a esperança? A esperança é de que sejam transformados pelo poder de Cristo. Por outro lado, não poderíamos condenar caso desejassem realmente ser viúvas.


Os homens deveriam perguntar a si mesmo:  


Quais as circunstâncias em que eu estou "enviuvando" a minha esposa? Homens de verdade são honestos!


"...maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações." (1 Pe. 3.7)


“O marido deve cumprir os deveres conjugais para com a sua mulher...” (1 Co. 7.3).


Seria muito "diminuísmo" achar que vida do lar e deveres conjugais não estão relacionados com todas as dimensões das necessidades femininas, seja de ordem física, espiritual, emocional ou relacional.

Segue no Insta: @vacilius.lima

7 comentários:

  1. NÃO ME CONSIDERO MARIDO VIVO,SÓ FUI HONESTO COM MINHA ESPOSA DESDE O INÍCIO(1985)SOBRE A FALTA DE DESEJO E ATRAÇÃO PESSOAL (AS VEZES NOS TORNAMOS DEPENDENTES DESTES REQUISITOS, QUE QUANDO NÃO SE CONCRETIZAM APARENTEMENTE NOS TRAVAM.SÓ TIVEMOS RELAÇÕES SEXUAIS DEPOIS DE CASADOS.ELA QUERIA FILHOS,E ACABEI ACEITANDO.AMO MEUS FILHOS E RESPEITO MINHA ESPOSA APESAR DE SUA INSISTENCIA EM NÃO ME OUVIR.TENTEI SER HONESTO COM ELA E COMIGO MESMO,NÃO ME SINTO ENQUADRADO NESTA CATEGORIA,MAS CONFESSO QUE FUI UM GRANDE VACILÃO.

    JUVENAL


    ResponderExcluir
  2. Meu marido só dorme ,,,tá sempre cansado ,, hoje eu tô me sentindo a mulher mais feia do mundo pq a gente deitou passei perfume ,,, ele só dorme eu larguei o emprego pq não consegui conciliar a casa com o emprego filho pq ele cobrava muito de mim ,, tô cheia tô p ir embora.. sumir sou viúva de um marido vivo

    ResponderExcluir
  3. Vivo exatamente assim viúva de marido vivo vontade de sumir,ele não conversa comigo, só me diminui é bem grosseiro! O que estou fazendo aqui ainda? Tenho uma filha de 9 anos....espero que isso um dia acabe

    ResponderExcluir
  4. Eu sou viúva de um marido vivo, ele não liga pra mim e nem pras crianças, da mais honra aos amigos, é familiares do que eu, somos dois amigos morando na mesma casa, não se falamos mais não existe mais amor da parte dele, sinto que já está na hora de ir embora pois não vale apena lutar por esse casamento, empurrei esses anos todo com a barriga, mais agora sinto que ja esta na hora de parti sem olhar pra trás. aprendi que quando um não quer, dois não brigam.

    ResponderExcluir
  5. Ser Viúva de marido vivo,é muito doloroso. Ainda mais na minha situação, não tenho saúde nem pra sustentar a mim e minha filha de 12 anos, não consigo trabalhar devido não ter saúde. Tenho um marido que só me trata com carinho quando precisa de mim pra alguma coisa que ele não consegue fazer. Nunca me elogia hora nenhuma,não é bom pai, não gosta de por alimento na mesa e nem pagar as contas de casa. Todo dia é uma briga, paga uma conta chegando a outra, está sempre em bares e festas chega só de madrugada ou amanhecendo nos finais de semana. De vez em quando se lembra de mim na cama.Mas nem assim tem um pingo de carinho é sempre grosseiro. Quando eu lembro ele de alguma obrigação me trata com dez pedras na mão me humilhando dizendo que não trabalho para ajudá-lo.Sabendo que não estou em condições e o inss indeferiu meu pedido de aposentadoria. Ele não tem sentimentos só pensa nele em gastar com ele mesmo, gasta tanto dinheiro com farra. Dinheiro entrando e saindo da conta e a necessidade dentro de casa.Eu e minha filha de 12 anos vestimos e calçamos porque minha outra filha de 18 anos que é casada (trabalha e Deus preparou para ela um bom esposo), traz roupas e calçados para nois duas. Comida é Deus quem prepara para nós através da igreja.Mas as contas só são pagas por ele debaixo de muita humilhação. Isso dói tanto dentro de mim. Não ter um esposo de verdade. Não ter dado um pai de verdade pra minha filha.Me dói tanto ter que sorrir para as pessoas ao meu redor sendo que tudo que existe dentro de mim é só dor. Peço a Deus força todos os dias pra eu conseguir vencer. Peço a Deus saúde todos os dias, pra fazer um milagre na minha vida pra eu podê viver e dar o melhor pra minha filhinha que precisa de mim. Me sinto impotente e morrendo por dentro a cada dia. Embora as pessoas me verem e dizerem que sou linda, e me verem sempre com sorriso no rosto e sempre arrancando sorrisos de alguém(dizem que sou engraçada, dizem não existir tempo ruim para mim), eu me sinto a mulher mais feia e triste do mundo por não ser vista pela pessoa que me jurou amor eterno, que disse que amaria na tristeza e alegria, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Acho que ele nunca me amou de verdade nem na saúde e trabalhava, pois nunca estava lá do meu lado. Nunca foi companheiro, nunca foi meu amigo, nunca me amou de verdade. Sempre me tratava bem quando queria alguma coisa.Quando ele chega do trabalho, é a hora que a dor aperta em meu coração por saber que mais uma vez ele vai ficar lá pela casa e distante de mim. Como eu queria sair disso tudo e nunca mais olhar pra trás. Já sonhei com a mudança dele. Hoje não sonho mais, pois ele não pode me dar o que ele não tem. Damos amor quando temos. E mesmo assim quando ele precisa desabafar por algo, ele tem em mim a comheira fiel e amiga que está sempre lá com qualidades e defeitos que tenho, nunca o abandonei. Tento ser a esposa perfeita dentro do lar e ele acaba me escravizando nem reconhece tudo o que faço com tanto esforço por conta das minhas limitações,sofro dores terríveis apesar de eu não reclamar nada nem gemer, ele percebe pelo meu olhar triste que não estou bem, mas nem oferece ajuda nem ao menos pergunta se tenho remédio para beber, nem peço é motivo de humilhação. Essa é minha vida. Sou viúva de um marido vivo muito trabalhador, mas trabalha pra ele, só pensa nele. Queria não estar mais aqui, mais tenho uma filha que precisa de mim e um Deus maravilhoso no céu que quer que eu viva mais porque deve ter um propósito na minha vida. Me desculpem pelo enorme desabafo, quem me dera poder expressar toda dor que há dentro de mim, mas nem com milhões de palavras eu conseguiria.Mas, aliviou bastante o que sinto, pois enquanto eu escrevia lágrimas rolavam no meu rosto ao me lembrar das palavras dele que são como facadas dentro de mim. Sei que não sou perfeita. Mas pessoas que vivem ao meu redor dizem que é difícil encontrar mulheres como eu. Obrigado a quem leu, obrigada por sua atenção e paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus lhe conceda força e que toda dor seja curada e você venha ser muito feliz e amada🙏 💗

      Excluir
  6. Que Deu lhe conceda saude e força para lutar e ser feliz

    ResponderExcluir