Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Consumismo é Coisa Mundana?

Há coisas nesse mundo que não são mundanas; são apenas humanas. 

As coisas mundanas são aqueles que afrontam o Evangelho e a vida de Deus.

O consumismo a princípio é parte da grande engrenagem que sustenta o presente mundo capitalista. Nesse sentido todos precisamos ganhar e comprar. Até aí tudo normal.

No entanto, a Bíblia diz que quando nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, vivíamos segundo o príncipe da potestade do ar, de acordo com os desejos de nossa carne e conforme a presente ordem, ou seja o sistema corrompido e corruptor desse mundo (Ef. 2.1-2).

Então comprar pode ser em algumas situações armadilhas engendradas pelo diabo, ou simplesmente uma arapuca dos nossos próprios desejos. O que ocorre é que normalmente aparece como uma manifestação natural do sistema.

Por que não entendemos como pecado estourar os limites de crédito com coisas supérfluos? Só porque acontece com "todo mundo"?

É pecado sim comprar o que não é necessário para satisfazer uma ansiedade fútil, que nos impossibilita de exercer generosidade por falta de condição financeira.

Comprar, gastar; gastar, comprar... se parece muito e em alguns casos é repetição do ato de comer do fruto que é tão agradável aos olhos, e que leva sutilmente à queda e à destruição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário