Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



quarta-feira, 27 de março de 2013

Educação Começa Em Casa e Bem Cedo!

Hoje, bem cedo, tomei café com o meu filho Thales e ao terminar me levantei rapidamente e o deixei à mesa, e a ainda alertei: "Termine logo que já está na hora de sair". 

Logo em seguida, quase ao mesmo tempo, pensei: "Se ele fizesse o mesmo que fiz, na frente das pessoas, ficaria envergonhado".

Foi aí que me constrangi diante do Senhor: "Pai, exijo coisas simples dos meus filhos, mas quais delas eu mesmo não faço aqui dentro de casa?"

Lá fora de casa os adultos já sabem - inconscientemente - fingir. Fingir? Hipocrisia? Por quê? Porque não pedir licença para se levantar da mesa quando nem todos terminaram é coisa feia com os de fora. Por que só com os de fora? Adulto sabe "pedir licença" lá fora e dentro de casa não. 

As crianças ainda não aprenderam a arte da contradição, da hipocrisia. Elas farão com os outros lá fora o que elas nos vêem fazendo dentro de casa, todos os dias.

Por que cumprimentar os outros se dentro de casa pais não se cumprimentam ao chegar...?

Por que deixar que os outros se sirvam primeiro, se dentro de casa pega o maior bife quem chega primeiro?

Por que esperar uns pelos outros na Igreja, se cada um se serve a hora que quiser  em casa?

Por que ter palavras finas, se diante de visões diferentes ou erros é comum ouvir palavras chulas? 

Por que ser bem educado, se as boas maneiras estão longe de casa desde os primeiros minutos do dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário