Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Batismo com fogo e com o Espírito Santo

O que é o Batismo com o Espírito Santo? O que é o Batismo com Fogo? Eles são a mesma coisa? 

Lucas ao escrever o Evangelho afirmou que Jesus viria pra batizar com o Espírito Santo e com fogo (Lc. 3.16). 

Já no livro de Atos ele menciona apenas o batismo com o Espírito Santo e omite o termo "fogo": "Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo." (At. 1.5). Foi isso o que aconteceu logo em seguida. Todos conhecem Atos cap. 2. Esse é o Batismo com o Espírito Santo. 

E em Atos 2 temos a representatividade da Igreja toda, pois, a "...todos nós, nos foi dado a beber de um mesmo Espírito" (1 Co. 12.13).


No Evangelho Lucas mostra que "fogo" é o lado da moeda que traz juízo: "Ele traz a pá em sua mão, a fim de limpar sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga." (Lc. 3.17). Aqui é a continuidade do disse acima quando Lucas fala sobre o Batismo com fogo e com o Espírito Santo: "juntar o trigo em seu celeiro" é o Batismo com o Espírito Santo, e "queimará a palha com fogo que nunca se apaga" é o Batismo com fogo. 

Lucas entendeu a mensagem. O que significa então o Batismo com o Espírito Santo e com o fogo? É a promessa é de salvação e condenação ao mesmo tempo. A promessa é de derramamento do Espírito sobre os discípulos e de juízo sobre os incrédulos. Afinal esse é o resultado da pregação do Evangelho, é referência ao Evangelho que Lucas faz naquele contexto: "E como muitas outras palavras João exortava o povo e lhe pregava as boas novas." (Lc. 3.18)

E o que ocorre depois da ressurreição em Atos? O cumprimento de um "lado da moeda": o derramar do Espírito sobre os discípulos, pois o outro lado, aquele do "fogo" é o juízo que ainda virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário