Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 7 de outubro de 2012

Caio Fábio é um Quaker?

Os quakers aprenderam que as igrejas deviam ser simples, sem adornos, pois George Fox, o fundador, chamava a sua igreja de "casa de reuniões" e as outras de "campanários".

Eles foram fundamentais nas denúncias sociais contra o sistema carcerário da época, do qual foram vítimas, e também se levantaram contra a guerra.
 
Os quakers não comemoram festas tradicionais como o Natal, pois "todo dia é aniversário de Cristo". Eles acreditavam ainda que a Ceia deveria estar em todas as refeições.
 
E o que o Caio tem a ver? Ele optou por uma vida de simplicidade ao que parece, do lugar onde confere as suas entrevistas. E afirmou que essa casa é emprestada e a decoração tem pedras tiradas de entulhos. Também busca exercer uma postura profética no sentido de confrontação. Pena que perdeu muito da moral que tinha.
 
Outro detalhe curioso é que os quakers se colocaram de maneira separatista, das outras igrejas e o seu fundador, George Fox, usava cabelos longos, que terminava com um "rabo".

O Caio Fábio afirma que se libertou das filosofias eclesiásticas que "castram" (termo que ele gosta de usar). Claro que é uma postura questionadora e isso é bom, mas muito perigosa entre os mais imaturos.
 
E sobre o "rabo de cavalo" está aí. Paulo já falou sobre a questão aos coríntios (1 Co. 11:14).
 
Deixando as críticas e os elogios, qualquer semelhança pode ser mera coincidência, pois não sei onde, exatamente, o Caio costuma beber. Talvez dos quakers...

Nenhum comentário:

Postar um comentário