Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



domingo, 19 de agosto de 2012

Música na Igreja: Dá Pra Ser Eclético?

Matthaus Henrique me perguntou sobre o Rock pesado na Igreja. E expressões do tipo: "Deus é Hip-Hop". Claro que há um estranhamento natural para quem não curte esse tipo de música. Mas, e os outros? O que a Bíblia diz sobre música?

Em primeiro lugar, os instrumentos músicos foram inventados por um tal de Jabal (Gn. 4.21). Esse registro está no livro de Gênesis que conta as "origens" das coisas criadas por Deus e daquelas que foram inventadas pelo homem. Deus colocou no homem capacidade inventiva.

Tanto é que o homem inventou tanto instrumento que a própria Bíblia cita a cítara, os tamborins, as trombetas, as harpas, o címbalo, o alaúde, a flauta, o clarim, a lira, o pandeiro, o tambor etc. Você encontra todos esses instrumentos na Bíblia e eles são de sopro, de cordas e de percussão. E desses vieram todos os outros. 

Uma das problemáticas está em associarmos certos instrumentos a determinados grupos de religião ou tribos. Mas, os instrumentos são livres e independentes de qualquer grupo ou movimento.

E, obviamente, todos os ritmos vieram da pluralidade desses instrumentos. Então o cerne da questão não são os instrumentos em si, mas questões doutrinárias (de mensagem a ser transmitida) e éticas como inteligibilidade e química. 

Sim. É inteligível a letra da música? Eu consigo ouvir claramente e entender a mensagem? E por que há uma questão química-moral? Porque o que eu ouça provoca em mim reações. Se eu preciso agir e uma música me coloca pra baixo ela é maligna naquele momento. E as músicas que incitam à baterna e quebradeira? E aquelas que me provocam à sensualidade? Há tempo e ambiente pra todas as coisas.

Agora sobre Deus ser Hip-Hop... Rap, Romântico, Metal, Sertanejo etc, tenho uma opinião. A Bíblia diz que Deus é o Alto e o Sublime e que o próprio Céus não podem contê-lo (Is. 57.15). Então, Ele não pode ser estereotipado porque qualquer tribo ou cultura. Ele é "tudo", está em "todos" e isso significa estar acima de qualquer definição e comparação. Deus é Deus, é espírito, eterno, imutável, soberano etc.

Matthaus e você que também leu: qual a sua conclusão?

Um comentário:

  1. Achei muito bom, mais só queria saber e a gritaria das musicas?, já ouvi falar que Deus diz longe de mim toda a gritaria.

    ResponderExcluir