Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ensaio Sobre a Fé, a Ousadia e a Prudência

Fé é ato milagroso de visualizar o amanhã e ter certeza dele hoje (Hb. 11.1). E esperá-lo chegar.


Ousadia, coragem é o ato de visualizar o amanhã e tê-lo como uma possibilidade. E sair em ao seu encontro, ativamente.


A fé não requer planejamento. É crer.

A ousadia, a coragem requer planejamento. É ação calculada.

Onde a prudência poderia entrar? Ambos requerem a prudência. 

A diferença é que a fé não envolve riscos porque é crer naquilo que Deus já nos deu para o amanhã. Não somos nós que decidimos o que fazer por fé. Deus decide em que projetos nós devemos entrar com fé. Parece imprudência agir por fé, parece loucura. Só parece porque não há riscos se for Deus que deu o primeiro passo nos chamando a exercer o que Ele tem pra nós amanhã.

Já a ousadia, a coragem requer maior prudência ainda, pois é a calcular onde se pode chegar amanhã. Seria interessante mesclar fé e ousadia.

Onde entra a imprudência? A imprudência é sub-produto dos tolos, dos descrentes, dos carnais. Isso significa que a ação do servo fora de planejamento e fora da vontade de Deus, ainda que feito em nome dEle e em nome da fé, é uma afronta a Ele porque se constitui num ato de soberba e independência. É muito fácil cair nisso nas compras. Compramos enquanto temos crédito e falamos que isso é fé, e depois "pela fé" pagamos o mínimo do cartão de crédito.

Que tal vivermos realmente pela fé (diante do que Deus planejou pra nós) e ter ousadia na caminhada das nossas conquistas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário