Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Melhor Para O Sacerdote E Sua Família?


Lá na época da Lei, aos sacerdotes e aos seus filhos pertenciam a coxa e o peito. As melhores partes do sacrifício (Lv. 10.12-15). Já ouvi gente usando textos assim para defender regalias sem medida para os bispos e apóstolos de nossos dias.

Por outro lado, também já ouvi gente afirmando maus-tratos para com os missionários e pastores porque eles devem viver pela fé. A Bíblia nunca disse que somente eles devem viver pela fé, mas que o justo, todo justo, é que vive pela fé (Rm. 1.17). Quem é enviado precisa dar um passo de fé e quem o envia também. E olha que fé no grego “pistes” pode ser traduzido também por fidelidade. Fidelidade de quem faz uso do que ganha e também de quem sustenta.

E Jesus? Ele não tinha onde reclinar a cabeça – debaixo de um teto fixo. Mas, por onde passava tinha casa e comida. Quando precisou de transporte pegou emprestado um burrinho. Quando precisou fazer a última Ceia usou uma casa grande o suficiente para ter uma mesa que coubesse doze. E ainda era acompanhado por mulheres que o sustentavam, e tinha até um tesoureiro.

E os apóstolos? Eram sustentados pela Igreja. Somente Paulo e Barnabé que não usufruíram desse privilégio por um tempo, mas reivindicaram esse direito (1 Co. 9.3-11).

E os pastores e presbíteros de tempo integral (que lideram bem, especialmente aqueles que se ocupam com a Palavra)? Deveriam receber dobrados honorários (1 Tm. 5.17-18).

O que deduzir dessas épocas? Cada uma delas tinha zelo pelo obreiro. Cada qual dentro de seu contexto e realidade cuidou daqueles que cuidavam dos outros e da Palavra (Gl. 6.6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário