Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Transubstanciação ou Consubstanciação?


A transubstanciação defende a transformação do pão e do vinho, no corpo e no sangue de Cristo, no ato da consagração dos elementos na Eucaristia. 

Já a consubstanciação define como participação da Igreja no sacrifício, enquanto os elementos continuam pão e vinho inalterados. É "simplesmente" a comunhão tanto no sacrifício vicário como com o Cristo vivo.

"Simplesmente" a comunhão no sacrifício e com o próprio Cristo não é "simplesmente", pois Cristo faz-se presente no ato da comunhão. 

A Sua presença é representativa nos elementos, mas também real em pessoa, corpo presente. É corpo Igreja em comunhão com o Seu próprio Senhor, em corpo presente pelo poder do Espírito, o Deus que habita em nós.

Infelizmente, a comunhão com outras coisas sacrificadas faz com que as pessoas também tenham comunhão com os demônios, pois não é a Cristo que sacrificam (1 Co. 10.14-22).

Aleluia por estamos em Cristo, e podemos fugir de toda idolatria e ater-nos em comunhão com Ele, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário