Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Inusitada Lisboa

Conhecer Lisboa não foi tão impressionante assim. O "Velho Mundo" desapontou-me um pouco. Nada extraordinário para quem vive numa metrópole como São Paulo, até que fui para o interior. Aí sim a descoberta da Europa. Bem velho, inusitado e romântico mundo.
Fiquei sozinho na casa missionária em Men Martins, periferia de Lisboa. Então, resolvi ir para a capital de “comboio” (trem) e ainda sozinho.
Foi quando descobri que o 1º mundo não estava nas coisas só, mas na cabeça das pessoas, na educação. Cheguei à estação da cidade e não vi roletas nem portões, e nem guardas. Só uma bilheteria numa casinha à parte. Todos, sem fiscalização, compravam suas passagens com preços variados, de acordo com o percurso pessoal, levados pela liberdade de um cidadão emancipado.
No retorno e nos dias que passei em Men Martins impressionou-me o trânsito daquela cidadezinha pacata: sem semáforos, sem buzinas e sem fortes acelerações. Trânsito tranqüilo e com o pedestre em 1º lugar. Estranhei chegar numa faixa de "peões" (pedestre) e os carros pararem automaticamente.
Hoje estou no país que quero estar, em meu Brasil, mas com um pouco do "Velho Mundo". Cheio de constrangimento se não dou a preferência à quem já devia tê-la por direito: o pedestre.

Um comentário: