Sinta-se Em Casa

Entre. Puxe a cadeira. Estique as pernas. Tome um café, e vamos dialogar com a alma.



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Educar é Um Ato Libertário

Ver a imagem de origem
Paulo Freire? Suas ideias libertárias são muito interessantes. Quando li a Pedagogia do Oprimido e afins, fiquei encantado. É mesmo impressionante como ele alfabetizou tanta gente simples do sertão a partir das "palavras-geradoras". 

Falta espaço para falarmos sobre Leonardo Boff, Rubem Alves, Che Guevara e até Antônio Conselheiro. Chama-me atenção aqueles que levantam-se a favor dos desfavorecidos, ainda que tenham falhado.

E sobre a Educação? A verdade que liberta é a verdade que produz autonomia. E a autonomia do aluno produz um "professor que de repente aprende" (Guimarães Rosa). É quando todos nivelam-se como aprendizes num processo que liberta. Poucos famílias e escolas conseguem chegar a esta maturidade, de dialogicidade. 

Entretanto, houve um que não apenas levantou-se a favor dos pobres e desfavorecidos. Ele não postulou uma filosofia libertária simplesmente. Ele apresentou-se como sendo a própria encarnação da verdade.

Jesus disse: "Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará". Sim, a verdade liberta. Toda verdade é libertária. 

verdade liberta-nos das amarras escuras da ignorância. A verdade protege-nos das mentiras enganadoras, perversas e pervertidas.


Jesus afirmou: "EU SOU a Verdade". Ele é o Caminho e a Vida, porque nEle está toda Verdade libertadora, e por definição Ele é a Verdade.

Não trata-se de crer num sistema filosófico. Não trata-se de uma verdade que aplica-se apenas em algumas realidades, ou em épocas específicas.

Não trata-se apenas de aprender uma filosofia, trata-se de relacionar-se com a Verdade que é o próprio Deus. É um relacionamento eterno. 


Quem a Ele conhece e com Ele compromete-se, buscará viver de forma libertária em toda a vida.

2 comentários:

  1. Gostei, mas gostaria de uma reflexão voltada à educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de alguns anos passo por aqui e amplio esta reflexão. Acrescentei alguns detalhes.

      Excluir